Sunday 8 October 2017

Como Usar As Oportunidades De Arbitragem Em Commodities


Como usar as oportunidades de arbitragem em commodities


Os mercados financeiros oferecem uma série de opções de negociação para investidores com perfis de risco diferentes. Enquanto um pode optar por várias estratégias de mercado, tais como negociação, arbitragem e investimento de longo prazo, uma opção interessante, de baixo risco é arbitragem. É uma oportunidade que pode ajudar um investidor a se beneficiar da diferença nos preços de um ativo em várias plataformas. Arbitragem ajuda a reduzir a disparidade de preços de um ativo em diferentes mercados, mesmo que isso ajuda a aumentar a liquidez.


Existem dois pré-requisitos para explorar uma oportunidade de arbitragem. Uma delas é que o ativo opera a preços diferentes em diferentes mercados, bolsas ou locais e que dois ativos com fluxos de caixa idênticos não devem negociar ao mesmo preço. No caso de commodities, também, um participante do mercado pode aproveitar de vários tipos de oportunidades de arbitragem.


Algumas das principais estratégias que você pode usar em arbitragem são:


- Cash-n-carry - Difusão - Inter-câmbio - Inter-commodity


Veja como você pode usar esses diferentes tipos de estratégias de arbitragem para negociação de commodities.


Cash-n-carry


Cash-n-carry arbitragem pode ser usado entre spot / física e preços futuros de uma mercadoria. Essa estratégia é freqüentemente usada por comerciantes de commodities que têm vínculos com mercados físicos. Neste caso, os arbitra - dores estabelecem um comércio no mercado físico e, simultaneamente, assumem uma posição no mercado de futuros, a fim de ganhar com a disparidade de preços entre os preços spot e futuros.


Suponha que um arbitrageur acha que em janeiro de 2014 o preço do trigo no mercado físico é em torno de Rs 1.500 por quintal. Por outro lado, no mercado de futuros, o preço do trigo em fevereiro contrato de expiração é em torno de Rs 1,550 por quintal. Assim, ele pode comprar a mercadoria no mercado físico e, simultaneamente, vender no mercado de futuros.


No momento da expiração, ele pode liquidar o comércio futuro, dando a entrega de trigo físico em Rs 1.550 um quintal. Neste comércio, ele pode fazer um lucro de Rs 50 um quintal depois de deduzir as taxas aplicáveis.


Em caso de spread, os arbitrageiros negociam apenas nos contratos futuros de câmbio para beneficiarem da diferenciação de preços entre vários contratos da mesma mercadoria. Eles compram um contrato de futuros e vendem outro contrato de futuros da mesma commodity subjacente na bolsa para lucrar com a diferença de preço.


Por exemplo, o ouro de fevereiro de 2014 contrato está negociando em torno de Rs 29.000 por 10 g eo próximo contrato de ouro abril 2014 está negociando em torno de Rs 28.500 por 10 g. Agora, o arbitrageur pode configurar um comércio de arbitragem em dois cenários diferentes. Se ele acha que no momento da expiração do contrato de fevereiro, a diferença atual de Rs 500 poderia reduzir ainda mais, ele pode vender o contrato de ouro de futuros de fevereiro e comprar o contrato de futuros de abril.


No momento da expiração do contrato de ouro fevereiro, ele pode quadrado até o comércio e reservar um lucro de Rs 500 por 10 gramas. Se ele acha que no momento da expiração do contrato de fevereiro, a diferença de Rs 500 vai aumentar, então ele pode comprar o ouro contrato de fevereiro e vender o contrato de abril. No momento da expiração do contrato de ouro fevereiro, ele pode quadrado até o comércio e reservar um lucro de Rs 500 por 10 gramas.


Esta é também uma técnica para criar um comércio de arbitragem no mercado de commodities. A diferença de preço para a mesma mercadoria em várias bolsas com a mesma caducidade do contrato pode ser explorada como uma oportunidade de arbitragem interexchange. A diferença de preço para a mesma mercadoria nas duas bolsas pode surgir devido à volatilidade, liquidez e especificações do contrato, entre outras razões.


Por exemplo, se o preço do contrato de futuros CPO janeiro 2014 é de cerca de Rs 541 por 10 kg no MCX, e Rs 545 por 10 kg no NCDEX, um arbitrageur pode comprá-lo no MCX e vender no NCDEX, Lucro de Rs 5 por 10 kg.


Inter-commodity


Quando se considera uma mercadoria diferente na mesma bolsa com o mesmo fluxo de caixa ou na mesma categoria, então uma arbitragem entre commodities pode ser criada. Por exemplo, pode ser criada uma arbitragem entre algodão, algodão, bagaço de algodão e kapas, a fim de beneficiar da diferença de preço.


Tomemos o exemplo onde o preço da semente de algodão no contrato de futuros de fevereiro de 2014 é de cerca de Rs 1.950 toneladas métricas no NCDEX eo preço do bagaço de óleo de algodão no contrato de fevereiro é de cerca de Rs 1.560 por tonelada métrica.


Atualmente, a diferença de preço entre as commodities é Rs 390 por tonelada métrica. Agora, se o arbitrageur pensa que a diferença vai aumentar ou diminuir conforme a condição de mercado, ele pode comprar o contrato de feijão de algodão fevereiro e vender o contrato de fevereiro de bolo de óleo de semente de algodão em caso de aumento esperado na diferença e vice-versa.


(O escritor é Diretor Associado, Commodities & Currencies, Angel Broking)

No comments:

Post a Comment